ENSINO MÉDIO

MOMENTO DE ANALISAR CRITICAMENTE

Tempo para marcar, com grande diferencial, a capacitação de um aluno a fim de que ele seja crítico, questionador, observador atento das transformações sociais, políticas e econômicas, pronto para se inserir na sociedade maior e fazer a diferença na construção do mundo. No Ensino Médio, o Colégio Edna Roriz ratifica um de seus propósitos: a formação de um aluno capaz de apreender um mundo cada vez mais dinâmico e nele se inserir produtivamente. Essa é uma das fases mais importantes na vida do jovem, na qual são tomadas decisões que serão significativas no seu futuro, como, por exemplo, a escolha da carreira. Nesse segmento, o Edna Roriz intensifica o grau de exigência e de preparação para que o aluno conquiste vagas nas melhores universidades do País, contemplando as diversas formas de acesso a elas.

AVALIAÇÃO

O Ano Letivo é dividido em quatro etapas, somando-se um total de 100 pontos, igualmente divididos, ou seja, cada etapa terá o valor de 25 (vinte e cinco pontos).

Divisão de Instrumentos Avaliativos

Os instrumentos avaliativos de caráter quantitativo ocorrerão ao longo do processo, sendo:

• 3(três) Avaliações Individuais no valor de 8 pontos cada.

• Atividades diversas( em sala ou em casa) no valor de 1 ponto.

Observação 1: Pelas suas características particulares, as Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Espanhola), assim como Educação e Ética, Filosofia, Sociologia e Artes serão avaliadas baseadas em critérios estabelecidos pelo professor com cada turma. Nesses casos, os instrumentos e os procedimentos poderão ser: observação, teatros, excursões (relatórios), atividades de livro e/ou caderno, pesquisa de campo, autoavaliação, pesquisas bibliográficas, trabalhos, provas, elaboração de jornais e revistas, tarefas de casa, avaliações orais, avaliações com consulta, performances artísticas, portfólio e outros.

Avaliação em 2ª Chamada

A 2.ª chamada é um instrumento para o aluno que perder no máximo 3(três) instrumentos avaliativos quantitativos na etapa letiva, não podendo ser 2(dois) instrumentos na mesma disciplina . A realização dessa avaliação está condicionada ao preenchimento do requerimento de 2.ª chamada, com justificativa. O requerimento deverá ser entregue na Secretaria do Colégio, para deferimento da Direção. O prazo de entrega do requerimento será de até 48 horas, após a ausência do aluno.

Nessa avaliação, serão contemplados todos os conteúdos da disciplina, trabalhados durante a Etapa Letiva.

Observação 2: Se ocorrer algum impedimento, e o aluno se ausentar na data de realização de mais de um instrumento avaliativo, na mesma disciplina, a família deverá buscar orientação junto à Coordenação Pedagógica.

Recuperação Semestral

Após o término do 1º semestre letivo, será aplicada uma avaliação individual de recuperação, em horário especial, para aqueles alunos que não obtiveram a média mínima referente aos pontos acumulados no semestre letivo – 30 pontos. O aluno poderá fazer a recuperação semestral em, no máximo, três componentes curriculares. Os conteúdos programáticos para esta avaliação serão determinados pelo professor de cada componente curricular. A avaliação terá o valor de 50 pontos, mas, para registro, a nota máxima será 30 pontos. Esta avaliação é facultativa. Não há Segunda Chamada de Avaliação de Recuperação Semestral.

Recuperação Final

É obrigatória para:

a) o aluno cuja nota total for superior a 40 e inferior a 60 pontos dos 100 pontos distribuídos;

b) o aluno que, mesmo tendo um total de pontos superior a 60, não tiver obtido 15 pontos na quarta etapa.

Sua realização acontecerá após o término do ano letivo, conforme data determinada no calendário escolar. O aluno poderá fazer a recuperação final em, no máximo, três componentes curriculares. Os conteúdos programáticos para esta avaliação serão determinados pelo professor de cada componente curricular, em roteiro entregue com antecedência de, no mínimo, 10 dias antes da realização da mesma. A avaliação terá o valor de 100 pontos, mas, para registro, a nota máxima será 60 pontos. Não há Segunda Chamada de Avaliação de Recuperação Final. Não há recuperação por frequência escolar. O aluno que obtiver frequência inferior a 75% do total de horas-aulas ministradas no ano letivo estará automaticamente reprovado, salvo mediante apresentação de atestado médico.

Av. Prof. Cristovan dos Santos, 383

Bairro Belvedere - CEP: 30320-510

Belo Horizonte - Minas Gerais

© 1997 por Colégio Edna Roriz.