LITERATURA & ARTES
"A educação é, também, onde decidimos se amamos nossas crianças o bastante para não expulsá-las de nosso mundo e abandoná-las a seus próprios recursos, e tampouco arrancar de suas mãos a oportunidade de empreender alguma coisa nova e imprevista para nós, preparando em vez disso com antecedência para a tarefa de renovar um mundo comum. (ARENDT, Entre o passado e o futuro. 2005, p.247)"
O trabalho pedagógico deve intercruzar todas as diversas linguagens no ensino da literatura em diálogo com a arte e a cultura, pois o que está em jogo é a significação do texto e/ou da imagem para além de sua imediaticidade. Isso demanda situar a literatura num campo interdisciplinar que ofereça aos alunos possibilidades de aprendizados de estratégias de interpretação dos textos verbais e dos textos imagéticos. (BORTOLANZA, Cadernos da Fucamp, v.18, n.34, 2019)
6o ano: Literatura : As aventuras de Pinóquio
Artes Plásticas - Modelando o Pinóquio
7o ano: Literatura - O Jardim Secreto
Artes Plásticas: Os jardins de Monet
8o ano: Literatura – Alice no país das maravilhas
Artes Plásticas: Salvador Dali
9o ano: Literatura – Metamorfose de Kafka
Artes Plásticas: Amílcar de Castro
6o ano: Utilizando massinha de modelar, os alunos customizaram seu próprio Pinóquio, sem
perder as principais características do personagem da história de Carlo Collodi.
7o ano: Os alunos conheceram os Jardins pintados por Monet, compararam com o Jardim
Secreto do livro de Frances Burnett. Produziram uma releitura dos Jardins de Monet, contendo
característica do Jardim Secreto de Frances Burnett.
8o ano: Além da sua carreira perto das telas de pintura, Salvador Dalí também investiu na
ilustração com sua participação no livro Alice no País das Maravilhas. O clássico de Lewis
Carroll ganhou um toque especial com as ilustrações incríveis e malucas devido às
heliogravuras, do pintor surrealista.
O artista ainda assinou as capas de uma edição ilustrada do livro, publicada pela New York’s
Maecenas Press-Random House. Os alunos produziram releituras de uma das ilustrações que
Dali fez para o livro Alice no País das Maravilhas, após ler e refletir sobre a obra.
9o ano: A capa do livro Metamorfose de Kafka ,que os alunos do 9o ano leram, é uma obra de
Amílcar de Castro. Após a leitura, os alunos produziram pinturas, seguindo a mesma técnica
utilizada por Amílcar. Representaram, ainda, por meio de desenhos, a compreensão que cada
um alcançou da obra.
CULMINÂNCIA: Exposição de arte, aberta às famílias, para apreciação das obras produzidas
pelos alunos e compreensão do trabalho de integração das artes, realizado no Fundamental 2.
ABRIL- Mês destinado aos povos indígenas
6o ano: Literatura : A terra do descobrimento
(Paula Saldanha)
Artes Plásticas – Grafismos indígenas
7o ano: Literatura – O tótem do rio kawera
Artes Plásticas: Grafismos indígenas
8o ano: Literatura – O tótem do rio kawera
Artes Plásticas: Grafismos indígenas
9o ano: Literatura – O Karaíba
(Daniel Munduruku)
Artes Plásticas: Grafismos indígenas
Sabendo que os povos indígenas representam uma parte fundamental da identidade e da
história do Brasil e que eles detêm um vasto conhecimento sobre a natureza, os ecossistemas,
as plantas e os animais de nosso país, torna-se necessário o incentivo de leituras sobre suas
culturas, tradições, línguas e modos de vida, visando promover o respeito, a empatia e a
valorização de diferentes culturas.
CULMINÂNCIA: Visita à aldeia indígena Katurãma, em São Joaquim de Bicas, quando os
alunos tiveram oportunidade de vivenciarem um dia totalmente indígena e de participarem dos
1os jogos indígenas.
Maio/junho-Literatura em HQ – O trabalho foi iniciado com a leitura de gibis e a observação
das principais características deste gênero textual. Logo após, foi iniciada a leitura de grandes
obras literárias adaptadas em HQ.
6o ano: Literatura – Ilpiada e Odisseia em quadrinhos
Artes: apresentação de um telejornal
7o ano: Literatura – Dom Quixote em quadrinhos
Artes: Apresentação de um teatro de sombras
8o ano: Literatura – E não sobrou nenhum
Artes: Apresentação teatral
9o ano: Literatura – Maus
Artes: Talk Show
CULMINÂNCIA:
Os alunos participaram de uma Oficina de Tirinhas ministrada pela escola Casa de
Quadrinhos e produziram suas próprias histórias.
Apresentações teatrais das obras literárias lidas.