PROJETO HORTA VERTICAL, maio/ junho 2023

Na segunda etapa do ano letivo de 2023, iniciamos o Projeto Horta na Escola. Essa atividade tem importância significativa

dentro do contexto escolar, permitindo que os alunos aprendam sobre a origem dos alimentos, como eles são cultivados e a

importância de uma alimentação saudável. Além disso:

• ajuda os alunos a compreenderem o ciclo natural da vida, a importância da conservação ambiental, da biodiversidade, do solo saudável, da conservação da água e do uso responsável dos recursos naturais.

• oferece uma oportunidade para integração de diferentes disciplinas, explorando conceitos matemáticos e das ciências físico-químicas e biológicas ao entenderem os processos de germinação e fotossíntese, além de praticarem habilidades de escrita e comunicação ao registrarem suas observações  e experiências.

• Desenvolve habilidades práticas, levando os alunos a planejarem, organizarem e executarem tarefas relacionadas ao cultivo e cuidado das plantas.

Pensando em propor uma atividade absolutamente sustentável e que pudesse posteriormente ser desenvolvida pelos alunos,   em suas casas, decidimos pela horta vertical que tem se mostrado ideal para áreas urbanas e que  permite o cultivo de uma quantidade maior de plantas em espaço reduzido. A distância vertical entre as plantas e o solo dificulta o acesso de insetos e animais que podem danificar as colheitas, aumentando a produtividade. Outra grande vantagem é que a horta vertical é mais eficiente em termos do uso da água, pois no sistema que utilizamos a água é fornecida diretamente às raízes da planta, reduzindo o desperdício.

Aliando esse projeto à nossa experiência de trabalhar sempre pensando na redução da quantidade de lixo, utilizamos garrafas   pet de dois litros, que seriam descartadas. Cortamos as garrafas de forma adequada, criando recipientes individuais para as   plantas, evitando a competição por espaço. Fizemos furos nas tampas das garrafas para permitir a irrigação por capilaridade.     Dessa maneira, a água é obtida de forma gradual e constante, por meio de um material absorvente. Nós fizemos um cordão   com barbante, deixando uma extremidade em contato com o reservatório de água e o outro na terra em contato com as raizes   da planta, como mostrado na figura abaixo.

Os alunos foram orientados a prepararem suas garrafas como mostramos acima e, cada um recebeu uma muda de alface   para   iniciarem sua plantação. Plantamos, também, sementes de morango que um dos alunos levou para a Escola. Fizemos   uma sementeira com embalagens usadas para a venda de ovos, assim, os alunos podem acompanhar todo o processo desde   o plantio das sementes, a formação das mudas, o transplante e o crescimento. A seguir as fotos que registram nosso projeto   até o presente momento

rega automática de plantas.jpg

Av. Prof. Cristovan dos Santos, 383

Bairro Belvedere - CEP: 30320-510

Belo Horizonte - Minas Gerais

© 1997 por Colégio Edna Roriz.